quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um pouco sobre energia...

  Não é fácil encontrar um conceito para compreender energia. A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma.
  As principais fontes de energia que utilizamos são: o petróleo; o carvão; energia eólica; energia nuclear; energia hidrelétrica e energia solar.
  Da natureza nós tiramos todas as nossas fontes de energia, o problema é que nem todos os tipos de energia são renováveis.
  Pra quem não sabe, energia NÃO renovável, são aquelas que não se repõem no meio ambiente, na mesma velocidade que usamos, um grande exemplo é o petróleo.
  Já as energias Renováveis são as que podemos repor ao mesmo tempo que usamos. Como a do Sol.
  Agora vamos entender um pouquinho mais sobre cada uma dessas energias.
Petróleo --> é feito de restos orgânicos de animais e vegetais, depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
Carvão Mineral --> são formados a partir do soterramento de restos materiais de origem vegetal.
Energia Eólica --> é a energia cinética criada pelo deslocamento de massas de ar.
Energia Nuclear --> é aquela liberada através do núcleo dos átomos.
Energia Hidrelétrica --> energia que vem do movimento das águas, usando o potencial hidráulico de um rio.
Energia Solar --> obviamente vem do Sol, é usado como energia térmica e energia luminosa.

9 comentários:

  1. Acho que uma das energia que poderia ser mais aproveitada é a solar, mas também apoio muito a energia hidroelétrica,muito bom o post.

    ResponderExcluir
  2. O grupo explicou oque é cada energia como se faz para conseguir.Se é boa se afeta o meio ambiente.Muito boa a pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. O maior problema no planeta,é que as fontes não renováveis,não são bem utilizadas, assim depois de um certo tempo sendo extintas.Muito bom , o blog conseguiu explicar tudo muito bem.

    ResponderExcluir
  4. As energias são assuntos super comentados e muito importantes, afinal temos que nos desenvolver sustentavelmente. Essa ideia de desenvolvimento sustentável foi muito abordada na "Rio+20" conferência da ONU que aconteceu aqui no Brasil, como o principal objetivo de fazer um acordo com os principais países poluidores, essa poluição ocorre na maioria das vezes por causa das energias não renováveis, pois liberam poluentes para a atmosfera a partir de sua queima. Parabenizamos o trabalho do grupo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o assunto. Pena que o uso de energias renováveis é pequeno, mas deve está crescendo e isso é importante. E se acabar o petróleo será caótico, pois ele é também importante.

    ResponderExcluir
  6. a pesquisa esta bem completa, acho que fugir apenas do petróleo, gás e eletricidade como forma de energia é uma boa sacada, parabéns pela ótima pesquisa.

    ResponderExcluir
  7. Muito boom o assunto,uma pesquisa bem elaborada explicando variados tipo de energia nem sempre sabemos como funciona e nem quais elas são muito legal .

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o assunto e o texto, o grupo estar de parabéns !
    pois os humanos precisão muito da energia.
    unas das energias mas consumidas é a energia elétrica, e principalmente a partir do petróleo.

    ResponderExcluir
  9. Energia é um assunto muito comentado hoje em dia pois, de uma forma geral, nós estamos acabando com as fontes de energia não renováveis do planeta, por isso mesmo que energia renovável é um assunto ainda mais importante, por que uma forma de continuar mantendo nossos meios de vida que não destrua o planeta e principalmente que possamos repor em um curto espaço de tempo seria, de fato, algo muito importante para a humanidade.

    ResponderExcluir